O que é Galvanização?

O que é Galvanização?

O que é galvanização?

Galvanização é o processo de revestimento de um metal por outro a fim de protegê-lo contra a corrosão ou melhorar sua aparência.

Ou seja a galvanização eletrolítica nada mais é do que a deposição do zinco em um material através de corrente elétrica, ou seja, a corrente elétrica fornecida pelas redes de distribuição transformada de alternada para corrente contínua através de retificadores, para que possa haver a separação da corrente em duas partes, a positiva e a negativa.

Trata-se de um processo de revestimento de superfícies por meio da eletrólise onde o metal a ser revestido funciona como cátodo e o metal que irá revestir a peça funciona como o ânodo (também pode ser utilizado como ânodo algum material inerte). A solução eletrolítica deve conter um sal composto por cátions do metal que se deseja revestir a peça. O controle da espessura da camada a ser depositada pelo processo de eletro-galvanização é feito por meio de modelos matemáticos.

Galvanização eletrolítica

Este processo garante excepcional aumento na durabilidade do material sendo que o mesmo poderá ser aplicado em varias áreas da Construção Civil e Automobilística.

A galvanização eletrolítica consiste na deposição do Zinco em um material através de corrente elétrica, ou seja, a corrente elétrica fornecida pelas redes de distribuição transformada de alternada para corrente contínua através de retificadores, para que possa haver a separação da corrente em duas partes, a positiva e a negativa (Anodo e Catodo). No Anodo colocamos o Zinco que por sua vez se diluirá em uma solução eletrolítica e será conduzido até o material que estará em contato com o Catodo.
Devido a alta corrente aplicada este zinco é depositado na superfície e ali permanecerá mesmo sob certas dobras e torções aplicadas no material.

No Anodo colocamos o zinco que por sua vez se diluirá em uma solução eletrolítica e será conduzido até o material que estará em contato com o Catodo. Devido a alta corrente aplicada este zinco é depositado na superfície e ali permanecerá mesmo sob certas dobras e torções aplicadas no material.

Após o processo de deposição da camada de zinco, o material ainda ganha uma camada de passivador, produto este que serve de uma camada de proteção ao zinco além de criar um acabamento embelezador, podendo ser nos tons:

- Azulado;

- Amarelado;

- Preto;

- Verde Oliva;

- Zinco níquel.

Este processo garante excepcional aumento na durabilidade do material sendo que o mesmo poderá ser aplicado em varias áreas da Construção Civil e Automobilística.

 

Os comentários estão fechados.